Pedagogia Da
Autonomia
Saberes
necessários à prática educativa
Pratica Docente: primeira
Reflexão
Prática Docente
A reflexão crítica sobre a prática se torna
uma exigência da relação Teoria/ Prática sem a qual a teoria pode ir virando
blá-blá-blá e a prática, ativismo.
Ensinar Exige Rigorosidade Metódica
Ensinar Exige Pesquisa
Ensinar Exige Respeito aos Saberes dos
Educandos.
Ensinar Exige Criatividade.
Ensinar Exige Estética e Ética.
Ensinar Exige Corporificação das Palavras Pelo Exemplo.
Ensinar Exige Risco, Aceitação do do Novo e Rejeição a Qualquer Forma de
Discriminação.
Ensinar Exige Reflexão Crítica sobre a Prática.
Ensinar Exige O reconhecimento e a assunção
de Identidade Cultural.
Ensinar não é
transferir conhecimento
2.1 Ensinar Exige Consciência do
Inacabado.
2.2 Ensinar Exige Respeito à Autonomia
do Ser do Educando.
2.3 Ensinar Exige Bom-senso.
2.4 Ensinar Exige Humildade, Tolerância
e Luta em Defesa dos Direitos dos Educadores.
2.5 Ensinar Exige Apreensão da
Realidade.
2.6 Ensinar Exige Alegria e Esperança
2.7 Ensinar Exige Convicção de que a
Mudança e Possível.
Ensinar é uma
especificidade humana
3.1 Ensinar Exige
Segurança, Competência Profissional e Generosidade.
3.2 Ensinar Exige
Comprometimento
3.3 Ensinar Exige
Compreender que a educação é uma Forma de Intervenção no Mundo.
3.4 Ensinar Exige
Liberdade e Autoridade.
3.5 Ensinar Exige
Tomada de Consciente de Decisões.
3.6 Ensinar Exige
Saber Escutar.
3.7 Ensinar Exige
Reconhecer que a Educação e Ideologia.
3.8 Ensinar Exige
Disponibilidade para o Diálogo.
3.9 Ensinar Exige
Querer Bem aos Educandos.