domingo, 7 de abril de 2013

Fernando de Azevedo; EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO


                     Fernando de Azevedo;  EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Introdução   
Estudar o pensamento azevediano, em especial suas reflexões sobre as relações entre educação e mudança social. Suas principais indagações sobre a natureza e finalidades da educação em um Brasil em processo de transformação e inserção no modo de produção capitalista como nação periférica e dependente.
Ao pensar um projeto de reconstrução nacional, viu na democratização da  educação um meio eficaz para alcançar as transformações que seriam de dois níveis  Uma, interna do próprio sistema educacional, transformação essa que deveria resultar de intima ligação da escola como o meio social e não apenas burocrático-administrativa. A outra seria a modificação no mecanismo ou sistema econômico que reside à base de toda politica de planejamento social que inclui a educação uma obra educacional não tem possibilidade de ser eficaz. Não há, de fato, virtude ou saber  sem um mínimo de condições materiais . por isso pensa a educação como problema político e, em ultima análise, filosófico e ético.