sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


As condições da Terra Primitiva e a Origem da Vida

Quadro Geral da Terra Primitiva da Vida

SUPERFÍCIE : quente, sofrendo resfri amento.

ATMOSFERA: composta por: amônia, hidrogênio, metano e vapor de água. ( NH2, H2, CH4, H2O, respectivamente). Muitas chuvas e descargas elétricas.

A hipótese mais aceita atualmente sobre a origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, proposta independente pelo russo A.I Oparin e pelo inglês J.B.S. Haldane na década de 1920.Essa teoria afirma que moléculas orgânicas complexas foram formadas a partir de moléculas simples nas condições da terra primitiva, antes do aparecimento dos seres vivos.

De acordo com essa hipótese, os prováveis gases componentes da atmosfera primitiva,ao sofrerem os efeitos das fortes descargas elétricas , provenientes das freqüências tempestades e da influências acentuada dos raios ultravioleta do sol, reagiram entre si, formando moléculas orgânicas simples (aminoácidos ). Essas moléculas foram, então, arrastadas pelas águas, e acumularam-se nos mares primitivos, onde outras reações ocorreram.

A formação de grande número de substâncias orgânicas, simples e complexas, transformam os mares primitivos em verdadeira ‘sopa nutritiva’. Moléculas de proteínas dispersas em água formam uma solução coloidal com características próprias. Nos colóides , cada molécula de proteínas encontra-se envolvidas por várias moléculas de água atraídas pela diferença de carga elétricas. Se há alteração no grau de acidez da solução coloidal, as moléculas de proteínas aproximam-se formando vários aglomerados protéicos envoltos por várias moléculas de água. Esses aglomerados foram chamados por Oparin de coacervados. Esses coacervados não eram seres vivos, mas sim uma primitiva organização das substâncias orgânicas, principalmente proteínas, em um sistema isolado do meio que, apesar disso, podiam trocas substâncias com o meio externo,sendo que em seu meio interior houve possibilidade de ocorrer inúmeras reações químicas. Com ao constante reações químicas, alguns coacervados tornaram-se mais complexos, chegando inclusive a apresentar capacidade de duplicação. Nesse momento teriam surgido, os primeiros seres vivos, que apesar de muitos primitivos eram capazes de se reproduzir, dando origem a outros seres vivos. Essa longa evolução gradual dos sistemas químicos teve a duração provável de 2 bilhões de anos.